Candidato Isac Vieira Valente

Volt

Isac Vieira Valente

Em poucas palavras, apresente-se ao eleitorado.

O Volt é um partido pan-europeu, progressista e pragmático, que foi lançado como movimento em março de 2017, em reação ao Brexit e contra os populismos, os extremismos e os nacionalismos, contando com milhares de membros e apoiantes em toda a Europa. Em Portugal surgiu em 28 de dezembro de 2017 e foi oficializado como partido político pelo Tribunal Constitucional em 25 de junho de 2020. Queremos uma Europa verdadeiramente unida, democrática, solidária e inclusiva, que valorize os seus cidadãos. Uma Europa que lhes permita fazer parte da solução para os desafios que enfrentam. Defendemos uma União Europeia com um presidente e governo eleitos, bem como uma mais consistente integração política, social e económica.

Quais as suas prioridades para o distrito de Leiria?

O Volt Portugal apresenta um programa eleitoral sem amarras ideológicas com três bandeiras prioritárias: um estado inteligente, um renascimento económico que não deixe ninguém para trás, e um combate pragmático às alterações climáticas. As prioridades para Leiria passam por: • Expansão e modernização das redes regionais ferroviárias de forma a garantir a coesão territorial e a promover uma maior descentralização do país; • Criação de uma Agência Portuguesa do Mar (APM), capaz de atrair investimento público e privado em 50/50 de forma a permitir a existência de um verdadeiro Cluster do Mar. Exemplo é a criação recente da Agência Espacial Portuguesa, com a qual a APM seria simbiótica. • Atribuir uma equipa de Saúde Familiar a cada residente em território nacional no âmbito de uma organização dos Cuidados de Saúde Primários em modelo único de Unidades de Saúde Familiar (USF), progressivamente universal, com sistema de remuneração misto dos profissionais, com incrementos remuneratórios para carga e duração de trabalho efetuado (acima da carga horária das 35h semanais e/ou de 1500 utentes na lista de cada equipa de saúde), mediante contratualização anual, conforme a já existente, e adotando e melhorando a legislação que já existe para a organização das USF modelo B.

Que soluções propõe para os problemas de habitação no distrito, incluindo o acesso à habitação acessível e a revitalização de áreas urbanas degradadas?

Acreditamos que para cada problema existe uma solução. No caso da poluição gerada pelas suiniculturas o Volt defende: i) a aplicação piloto das mais recentes tecnologias de fitorremediação com recurso a microalgas que durante o processo de tratamento das águas residuais das suiniculturas possam gerar mais valias económica, nomeadamente pela geração de biogás, biodiesel, biohidrogénio, biofertelizantes, suplementos nutricionais e bioplásticos. Incentivando, deste modo, os produtores a tratar as águas residuais provenientes das suas suiniculturas; ii) o desincentivo da produção de suínos em regime intensivo;

Tem planos para promover a inovação, o empreendedorismo e a criação de emprego qualificado no distrito? Quais?

Concordamos com a abertura da Base Aérea Monte Real ao tráfego civil, caso comprovadamente tenha sustentabilidade económica e ambiental. No entanto, não entendemos a medida como prioritária para o distrito. Por outro lado, o Volt pretende melhorar a rede ferroviária a todos os níveis (ligações internacionais, regionais, urbanas e suburbanas), e integrar Portugal na rede de alta velocidade europeia, garantindo que o comboio e metro passem a ser meios de transporte cada vez mais competitivos e reforçando a coesão regional em todo o território. Defendemos uma transição para um sistema ferroviário que cada vez mais faça uso de inteligência artificial e controlo remoto, tecnologia com provas dadas em outras cidades europeias.

O que se pode fazer para uma acção mais eficaz em termos ambientais, incluindo a proteção dos recursos naturais, gestão de resíduos e mitigação das alterações climáticas?

Neste tema o Volt propõe que as áreas florestais de exploração económica devem ter uma estrutura intercalada com plantações de espécies autóctones, como o caso de carvalhos e sobreiros, permitindo a manutenção da flora e fauna da região e servindo também como medida de redução do impacto de eventuais fogos florestais. Para alem disso entendemos que devemos estabelecer um limite máximo para as áreas totais de eucaliptais e pinhais em cada região.

Apresente algumas propostas para melhorar a mobilidade no distrito.

O Volt defende a Regionalização como motor de desenvolvimento de todo o território, aproximando as estruturas de decisão política do cidadão e desta forma contribuindo para o combate à abstenção, para uma maior coesão territorial e o aumento da eficácia e da eficiência dos serviços públicos. A Regionalização será um vetor de especialização económica das diferentes regiões, que contribua para solucionar problemas estruturais de produtividade e competitividade da economia portuguesa, ao permitir libertar o potencial criativo da região atualmente constrangido pela conceção centralizada das políticas públicas.

Qual o político que mais o(a) impressionou no passado e que o(a) inspira no presente?

Robert Schuman

Que livro recomendaria ao próximo primeiro-ministro?

O Programa Político do Volt.